O Aloe é uma planta suculenta originária da África do Sul, da Província do Cabo, da África Tropical e de Madagáscar onde algumas espécies correm sérios riscos de extinção. Existe ainda na Península Arábica, e Antilhas mas é hoje plantado um pouco por todo o mundo, onde é muito apreciado e utilizado devido aos seus múltiplos usos internos e externos. Quando cultivado em climas temperados, é necessário protegê-lo da geada. Dá-se muito bem em vasos, como planta de interior. Existem cerca de 400 variedades de Aloes, uma das variedades era já conhecida nos tempos bíblicos onde era utilizada na extracção de madeira. Na Malásia e Índia é utilizada uma outra variedade no fabrico de incenso. Nos países islâmicos simboliza a paciência. Era conhecida dos Gregos e Romanos e diz-se que Cleopatra utilizava as folhas frescas diariamente nos seus tratamentos de beleza. A variedade que aqui nos interessa é Aloe vera ou Aloe barbadensis. O Aloes do Cabo, ou Aloe ferox, é muito cultivado nas Antilhas. No Brasil é conhecida por babosa. O Aloes envasado tem um teor mais baixo de antraquinonas (aloína)
Composição
Traquinona (aloína e aloe-emodina), mucilagem, resinas, taninos, polisacáridos, aloectina-B, cálcio, fósforo, cobre, magnésio, ferro, potássio, zinco, vitaminas A, B1, B5, B6 e B12, C. Ácidos gordos (gamalinoleicos), prostanglandinos que ajudam a diminuir a inflamação e aumentam o poder cicatrizante das feridas.
Cosmética
O Aloe é muito utilizado em cremes de beleza e shampoos, mas aqui mais uma vez é necessário ter a atenção as marcas. O melhor mesmo é ter sempre à mão uma planta e utilizá-la fresca.
Contra indicações
O Aloe não deve ser consumido internamente durante a gravidez dadas as suas características purgativas. Também não deve ser utilizado em caso de hemorróidas ou doenças renais.
Amigo internauta
ajude a manter a revista no ar
de um clique ao
patrocinador
seja bem vindo
Indicação:
Pesquisando a literatura científica disponível, percebe-se que a Aloe destaca-se como uma planta singular, com uma incrível variedade de benefícios para a saúde. Em uma única planta podemos encontrar os seguintes benefícios, ou auxílios que a mesma presta ao organismo com o propósito de:
- Interromper o crescimento de tumores cancerígenos.
- Reduzir os índices de colesterol ruim.
- Dissolução de pedras nos rins e proteção contra cristalização dos oxalatos presentes no café e em alguns chás.
- Alcalinizar o sangue, o que é especialmente útil num mundo onde se consome tanto açúcar e farinha (substâncias acidificantes).
- Tratar úlceras, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e outras desordens digestivas.
- Reduzir a pressão sanguínea elevada tratando da causa, e não apenas dos sintomas.
- Acelerar a cura de queimaduras físicas e radioativas.
- Substituir dezenas de produtos de primeiros socorros, tornando obsoleto o uso de bandagens e sprays bactericidas.
- Ajudar a interromper o câncer do cólon, tratando dos intestinos e lubrificando o trato digestivo como um bálsamo.
- Corrigir a constipação.
- Estabilizar os níveis de açúcar no sangue
- Prevenir e tratar as infecções causadas pela bactéria da Cândida
- Proteger o fígado contra diversas doenças
- Funcionar como um isotônico natural, para o equilíbrio de eletrólitos, tornando as bebidas isotônicas artificiais também obsoletas.
- Aumentar o desempenho cardiovascular e a resistência física.
- Hidratar a pele e acelerar sua regeneração em caso de cortes ou feridas de qualquer tipo.
- Fluidificar o sangue que porventura esteja muito denso, grosso, ou grudento, facilitando muito a circulação.
- Aumentar a oxigenação sanguínea.
- Diminuir processos inflamatórios e aliviar as dores da artrite.
- Proteger o corpo contra o stress oxidativo.
mais informações receitas de suco garrafada ou como emagrecedor:
Nenhum comentário:
Postar um comentário